terça-feira, 2 de outubro de 2012

TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM PACIENTES COM PROBLEMAS PERIODONTAIS

Pequenas alterações no posicionamento dos dentes ocorrem durante toda nossa vida. Podem ser rotações, elevação do dente no plano da gengiva (extrusão), aberturas de espaço entre os dentes (diastema) e o popular "encavalamento" (apinhamento). 
Podem se movimentações gradativas ou mais aceleradas devido a falta de um dente e/ou com a presença da doença periodontal. A consequência é a perda de base óssea provocando mobilidade crescente que, a longo prazo se a doença não for adequadamente tratada, levar a perda do dente.

É POSSÍVEL REPOSICIONAR OS DENTES COM APARELHO ORTODÔNTICO desde que alguns cuidados adicionais sejam RESPEITADOS .

1- Pedido de documentação ortodôntica e radiografias periapicais da boca toda
 São importantes no diagnostico da periodontite e consequente planejamento ortodôntico de acordo com a avaliação periodontal
2 - Tratamento periodontal ADEQUADO ao diagnostico realizado ANTES de iniciar tratamento ortodôntico
3 - Após inicio do tratamento ortodôntico, realizar controles periódicos de 3 a 6 meses de acordo com histórico periodontal.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!

1 - O movimento ortodôntico por si NÃO GERA MAIOR perda óssea desde que haja SAÚDE GENGIVAL. Caso não seja realizado controle adequado da periodontite, a perda óssea pode ser AGRAVADA .
2 -  Existem LIMITAÇÕES no tratamento ortodôntico nos locais onde já haja histórico de perda óssea severa a moderada. Neste caso, pode ocorrer sobrecarga na extremidade da raiz, chamado ápice e levar a uma reabsorção neste local. Recomenda-se consulta o ortodontista para avaliar qual força de movimentação mais indicada para cada caso.
 3 - Ao final do tratamento há necessidade de controle periódico permanente com possibilidade de recorrência da periodontite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário