terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quanto custa uma "limpeza"?

Ola pessoal! Desculpe os posts mais teóricos, mas acredito que seja muito importante conhecer os termos aplicados no dia-a-dia clínico para explicar PERIODONTIA PARA LEIGOS. Qualquer duvida por favor entrem em contato!

Quem já não perguntou o "preço de uma limpeza" como referencia na hora de escolher seu dentista?
Na verdade, além de saber o valor dos honorários do profissional, é importante entender COMO é avaliado clinicamente a situação bucal para realizar a tal limpeza.

Consideramos a limpeza a remoção total de contaminantes aderidos a superfície dental e gengival. Muitas vezes existe apenas placa bacteriana (ou biofilme dental) que é de fácil remoção. O profissional deve fazer uso da escova (escova de Robinson  ou taça  de borracha) acoplada com motor de baixa rotação com pasta profilática. Este procedimento se chama PROFILAXIA. O mais importante aqui é a ORIENTAÇÃO DE HIGIENE ao paciente para que este tenha consciência de onde precisa aprimorar a escovação e uso de fio dental. A profilaxia pode ser feita também com aparelhos de jato de bicarbonato. Particularmente, o jato de bicarbonato não é um procedimento que tenha preferência pois é conhecido em diversos trabalhos científicos que há possibilidade de danos a superfície do esmalte dental. Apenas faço uso quando não é possível utilizar as escovas como, por exemplo, quando paciente esta em tratamento ortodôntico com aparelho fixo.

Além da placa bacteriana, pode haver a presença conjunta de calculo dental. O calculo dental é chamado SALIVAR quando é mais esbranquiçado e de fácil remoção . CALCULO SERICO é quando é mais escuro e pode estar impregnado no dente desde a  margem gengival até a região da raiz. Sua remoção é mais trabalhosa, muitas vezes com necessidade de anestesia local e o procedimento pode ser realizado em mais de uma sessão. A remoção é realizada com instrumentos chamados curetas ou raspadores periodontais e ainda aparelho de ultrassom.

A partir da avaliação de cada caso clínico que é possível fazer o CORRETO diagnóstico e propor o plano de tratamento mais ADEQUADO.
Nem todos quadros clínicos são iguais, ou seja,  nem sempre o valor do procedimento terá valor único entre os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário